Durante três meses, a cidade paraense de Breves virou ‘residência temporária’ da equipe da Rede Mondó. Convivemos com o povo brevense e aprendemos mais sobre seus costumes, seu modo de vida, sua gastronomia, suas demandas sociais e suas crenças. Andamos de barco, entramos nas casas das pessoas, visitamos escolas, conhecemos a rede de saúde e conversamos com lideranças de várias áreas. Tudo isso para realizar um Diagnóstico Territorial da cidade, que virou nosso ponto de partida no Arquipélago do Marajó. 

O diferencial do Diagnóstico foi sua metodologia participativa, escutando a comunidade sobre os desafios locais e buscando colaboração para cocriar as possíveis soluções. Os achados do levantamento serão apresentados à população local, durante audiência pública, nesta segunda-feira (4/10), às 19h, no CEDEP (Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional), em Breves. 

A participação, colaboração e engajamento da comunidade foi o centro de tudo.  Um dos pontos mais acertados do projeto foi a criação de uma rede de voluntárias locais. Conhecidas como ‘nossos embaixadoras’, elas fizeram a diferença no processo. Elas ajudaram na escuta da população nas áreas urbana, ribeirinha e rural. Foi um exercício de reconhecimento mútuo: elas mergulhando na realidade local de sua própria região e os entrevistados se enxergando nelas. Para se ter uma ideia, só a coleta de dados quantitativos alcançou 2.399 questionários.  

O Diagnóstico traz achados nas áreas de educação; saúde; moradia, energia e água; bem-estar e qualidade de vida; e desenvolvimento econômico. Os resultados estão descritos em um documento abrangente, que está sendo catalogado, mas pode ser consultado em uma versão resumida aqui  no nosso site. 

E depois da realização do diagnóstico, o que acontece agora? O que a Rede Mondó vai fazer com essas mais de 200 páginas de diagnóstico sobre Breves? O momento é de definir a estratégia para os próximos três anos, pensando mais imediatamente nos primeiros 12 meses para colocar a mão na massa e começar a transformar a realidade social no Marajó, junto com a comunidade marajoara. Tudo a partir das escolas, que ganharão o status de Plataformas de Transformação Social.

Clique aqui para ter acesso ao resumo do Diagnóstico Territorial de Breves.

QUEM É A REDE?

A  Rede Mondó é uma idealização da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e tem como objetivo contribuir para a transformação das escolas marajoaras em Plataformas de Soluções Sociais. A Rede conta com parceiros como a Dasa, que atua na realização do programa junto com a ANUP. além do Movimento Bem Maior, Falconi, Fundação Pitágoras e outros.