Nos meses de fevereiro e março, mais de 500 professores(as), coordenadores(as) e diretores(as) escolares da rede municipal de Educação da cidade de Breves puderam aprimorar ainda mais seus conhecimentos e fortalecer seus vínculos participando do 1° Ciclo de Formações da Rede Mondó/SEMED – Breves. O retorno às aulas presenciais aconteceu no dia 7 de março e com isso, a Rede Mondó (iniciativa com foco na transformação de escolas em plataformas de soluções sociais idealizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Breves, Fundação Pitágoras, Instituto Ilumine, Dasa, Programa Se Cuida e UNOPAR se reuniram para abordar temas atuais e colaborar com esse momento tão aguardado por alunos(as), professores(as) e famílias brevenses. 

A Diretora Executiva da Rede Mondó, Carolina Maciel, destacou a importância da parceria junto da SEMED – Breves: “A Rede Mondó tem realizado diversas ações voltadas ao fortalecimento da educação em Breves e estamos mais que satisfeitos com a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além do 1° Ciclo de Formações, também estivemos juntos na realização da 4ª Jornada de Implantação do Sistema de Gestão Integrado. Nossa expectativa é que nos próximos meses consigamos nos aproximar ainda mais dos professores e dos pais dos alunos.”

Os encontros foram realizados de forma híbrida (exibidos no canal do YouTube da Rede Mondó e transmitido ao vivo no auditório da UNOPAR) para alcançar o máximo de educadores(as). As palestras “Como Retornar Às Aulas Presenciais em Segurança”, ministrada pela Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, médica pediatra e infectologista, consultora em vacinas da Dasa e professora associada da disciplina de Infectologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo; “Retorno Às Aulas Presenciais: Acolhimento aos Professores”, ministrada por João Paulo Almeida, especialista em Habilidades e Práticas Socioemocionais pelo Instituto Singularidades e coordenador da pós-graduação Formação Integral: Autoconhecimento, Habilidades Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras, no Instituto Singularidades e “A Educação Frente aos Desafios e Práticas Desse Novo Tempo”, ministrada por Fernanda Sobreira, pedagoga pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão de Escolas, formada em Relações Humanas e Metodologias Facilitadoras, aconteceram, respectivamente, nos dias 16 de fevereiro, 3 e 11 de março e seguem à disposição do público interessado no canal do YouTube da Rede Mondó.

Nas palavras da Diretora de Ensino da SEMED – Breves, Valcilene Gama, “a formação dos profissionais da educação e comunidade escolar foi uma etapa muito relevante. Com a Dra. Maria Isabel falamos da importância da vacina. Se vacinar também é um ato educativo, porque nos ensina a ter responsabilidade com o outro.

O Profº. João Paulo Almeida nos passou a mensagem de que é necessário, antes mesmo de planejar práticas de acolhimento direcionadas aos estudantes, promover a escuta e o diálogo entre os próprios educadores. Criar um espaço na escola de compartilhamento de suas questões, seus percursos, suas perdas, suas lutas, suas preocupações nestes tempos de isolamento para que assim possamos ser solidários um com o outro. Falar sobre os temas Retorno às Aulas com Segurança, Acolhimento aos Professores e a Educação Frente aos Novos Desafios introduziu de forma muito motivadora o novo ano letivo de 2022 em nossa Rede de Ensino.

A Profª Fernanda Sobreira lembrou que a comunidade escolar enfrentou um longo período de intensos desafios, e que nesse retorno precisamos exercitar o otimismo, pois os alunos anseiam por reencontrar seus colegas, professores e sua escola.

Cerca de 100 educadores estiveram presentes entre os 3 dias de evento no auditório da UNOPAR. Confira dos dados de participação de maneira virtual:

Palestra “Como Retornar Às Aulas Presenciais em Segurança”

Data: 16/02

Ministrante: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto

Espectadores simultâneos: 248

Reproduções: 803

_____

Palestra “Retorno Às Aulas Presenciais: Acolhimento aos Professores”

Data: 03/03

Ministrante: João Paulo Almeida

Espectadores simultâneos: 76

Reproduções: 230

____

Palestra: “A Educação Frente aos Desafios e Práticas Desse Novo Tempo”

Data: 11/03

Ministrante: Fernanda Sobreira

Espectadores simultâneos: 47

Reproduções: 254