É de conhecimento comum que na Amazônia, região que abriga comunidades remotas, o acesso à saúde pública é escasso. Nessas regiões, o trabalho das parteiras tradicionais se cruza diretamente com a vida de cada morador. Todo mundo ou nasceu pelas mãos de uma parteira ou conhece alguma história de quem tenha nascido e conta esse causo de mulheres que se ajudam em um dos momentos mais marcantes (e muitas vezes desafiador) de toda a existência humana. No Marajó não é diferente, a população dessas comunidades possui essas parteiras muitas vezes como a única referência de saúde da mulher e da família ao longo de suas vidas.

Com o objetivo de trazer empoderamento, conhecimento e cada vez mais segurança no ato de partejar, a Rede Mondó em parceria com a Dasa, Universidade Dasa, Secretaria de Saúde Municipal de Breves, Associação das Parteiras Tradicionais e apoio da UNOPAR realizou nos últimos dias 28 e 29 de junho, a Primeira Formação de Parteiras Tradicionais e Técnicos de Enfermagem Rural. O encontro, que contou com entrega de certificados, aconteceu no auditório do CEDEP e reuniu aproximadamente 100 participantes, sendo a maioria do público formado por parteiras e técnicos de enfermagem que atuam na área rural.

Nas palavras da Diretora Executiva da Rede Mondó, Carolina Maciel, “estamos mais que contentes com a realização de mais uma atividade, voltada à área da educação em Saúde, ao lado desses parceiros que acreditam na nossa causa e no Marajó. Cada vez mais estamos progredindo e somando na região. Nessa formação pudemos ter a certeza de que partejar é sagrado. A vida no Marajó, o futuro do Marajó chega ao mundo pelas mãos delas e isso tem muita força.”

A abertura do evento contou com a Dra. Dulce Alessi, gerente de cidadania corporativa da Dasa, Carolina Maciel, diretora executiva da Rede Mondó, Maria Augusta, representante da Associação das Parteiras Tradicionais e Jucineide Barbosa, Secretária Municipal de Saúde de Breves. A formação foi desenvolvida em duas etapas: a primeira voltada para a capacitação em Primeiro Socorros e Parada Cardiorrespiratória e na segunda etapa, realizada na quarta-feira, dia 29, a formação foi inteiramente voltada para a área da Obstetrícia, ministrada pelas médicas Dra. Rita Machado com o tema “Capacitação em Pré-Natal e Gestação de Risco”, Dra. Bianca Nigro com o assunto “Diabetes Gestacional” , Dra. Marisa Takeno com o tema “Distócia” e Dra. Roksanny Carrijo com aula prática e discussão de casos.


Dona Ana Amaral Cardoso, parteira experiente, nos contou que agora com a formação se sente ainda mais preparada para seguir partejando. “Eu peguei o primeiro filho com 13 anos, nunca morreu nenhuma criança em minha mão, eu era ajudante da minha mãe, que era parteira no município de Curralinho. Todo mundo por aquele lado são filhos da minha mãe e eu junto com ela. Gostei muito do nosso curso e quero que se repita mais vezes”, contou Dona Ana.

“Cada vez que volto do Marajó, volto desconstruída. Tenho que me refazer por uns dias. Essas mulheres nos deram uma aula de como se deve fazer para ajudar o próximo. Muitas vieram de até 12 horas de barco para poder aprender um pouco mais sobre a missão de ser parteira. Sabem que são muitas vezes a única chance que uma mulher tem de começar a ser mãe e o bebê de começar a viver. Deixaram seus afazeres, suas famílias para vir “aprender” a ser mais úteis para sua comunidade. A DASA sabe da importância nesse tipo de ação Brasil adentro. Estamos doando e compartilhando conhecimento. Algo que não termina com elas. Pois será passado para suas filhas, netas, sobrinhas…. Essa região terá muito mais começos felizes do que finais trágicos. Tenho certeza.” contou a gerente de cidadania corporativa da Dasa, Dra. Dulcelea Alessi.

A enfermeira Karen MC Loren, Diretora da Atenção Primária à Saúde Primária da SEMSA – Breves, comentou o encontro com entusiasmo: “Enquanto município agradecemos essa parceria junto da Rede Mondó e da Dasa, pois esse momento agregou bastante às nossas parteiras e técnicos, os qualificando ainda mais sempre com foco no parto humanizado”.

Em parceria com a Dasa, a Rede Mondó já realizou outras capacitações no município de Breves: em fevereiro, no 1° Ciclo de Formações Rede Mondó/SEMED Breves com o tema “Saiba Como Retornar às Aulas em Segurança” num momento de fundamental importância após dois anos de isolamento e também em março com o tema “Emergência e Parada Cardiorrespiratória para profissionais de saúde e educação.