Hoje é o dia de falar sobre a escola. Mas este post não é mero fruto do acaso: 15 de Março é a data em que o Brasil celebra o Dia da Escola, com o objetivo de reforçar a importância que esta instituição tem em nossa sociedade e o papel que desempenha no desenvolvimento e emancipação do indivíduo.   
   
A escola é o lugar que marca boa parte das nossas memórias, sobretudo as da infância, porque é lá que passamos um grande pedaço da nossa vida e onde chegamos ainda pequenos, sem saber muito bem para quê e nem o porquê.   
   
É na sala de aula, ainda nos primeiros anos de vida, que aprendemos a cultivar sonhos, adquirimos conhecimento e criamos algumas das nossas amizades mais duradouras, além de levarmos aprendizados para toda a vida.   
   
Para além deste espaço de socialização e aprendizado, onde as crianças têm a oportunidade de interagir com seus colegas e aprender habilidades importantes para a vida, a escola também é uma plataforma de soluções sociais, principalmente quando falamos de pobreza, em todos os seus aspectos.   
   
E é por enxergar a escola desta maneira que nós, da Rede Mondó, estamos trabalhando para contribuir com a transformação da vida das crianças de Breves (PA). Nós acreditamos profundamente que é a partir deste espaço que podemos ajudar a fortalecer territórios vulneráveis, como as comunidades amazônicas. 

“Como isso é possível?”, você pode estar se perguntando. Não há uma resposta simples, mas o caminho é claro: mostrando como melhorar a qualidade da educação para crianças e jovens; desenvolvendo projetos que envolvam a comunidade no entorno de cada unidade escolar, com ações nas áreas de saúde, meio ambiente e cultura; levando informações sobre políticas públicas (a falta, a necessidade e a disponibilidade delas) e conscientizando cada morador da cidade sobre os direitos e deveres que possuem, e principalmente abordando o papel que cada um deles, particularmente jovens e crianças, pode exercer no desenvolvimento da região onde vive.   
   
Na realidade de Breves, temos ajudado a implementar processos, fluxos e ferramentas que devem impactar diretamente as escolas em aspectos que vão desde as rotinas administrativas nas secretarias, passando pela qualidade da merenda escolar e chegando até o ritmo de aprendizagem das crianças e jovens ao longo das séries escolares.   
   
Também temos mostrado como é possível encarar a escola como um espaço para discutir, refletir e aprender mais sobre questões sociais relevantes, como a desigualdade e a exclusão social, o planejamento familiar, a educação sexual, os direitos humanos, a saúde mental, a diversidade e a inclusão, incentivando os alunos a entenderem como cada um pode ser um agente importante na resolução de problemas e na busca de soluções que impactam a vida de todos positivamente.   
   
Não é um trabalho fácil, mas ele é encarado com muita responsabilidade pelo time de colaboradores da Rede Mondó, pelos nossos parceiros neste importante projeto social e pela comunidade, que nos abraçou e tem acreditado nessa soma de esforços para o desenvolvimento da região.   
   
Afinal, a escola é muito mais do que um espaço para adquirir conhecimento, ela é um instrumento poderoso para a transformação social. É nela que aprendemos a ser cidadãos críticos e atuantes, capazes de compreender o mundo e lutar por um futuro mais justo e sustentável. Por isso, neste Dia da Escola, vamos celebrar a importância dessa instituição e reforçar nosso compromisso de trabalhar juntos pela educação de qualidade e pela transformação social.