Parece que foi ontem o anúncio da segunda edição da “Jornada Para o Amanhã” (JPA), mas o desafio já entrou na sua terceira fase. Enquanto as escolas participantes se empenham para cumprir as tarefas da etapa atual, quatro delas já comemoram os prêmios recebidos nas primeira e segunda etapas.

Foi o que ocorreu no último dia 28 de agosto, quando os representantes da Escola Municipal Lawton, do Centro Educacional Prof. Jolenas Nascimento e das escolas José de Matos e Manoel Sena receberam, respectivamente, dois notebooks e duas caixas de som com microfone.

Os equipamentos estão dentro da premiação extra que a JPA passou a oferecer nesta nova edição para as unidades de ensino que cumprirem tanto as atividades obrigatórias, quanto as atividades plus – esta, uma novidade para o ano de 2023, que também trouxe mais uma etapa: agora, são seis no total.

Foram premiadas, nestas duas primeiras etapas, duas unidades da zona urbana e duas da zona rural.

PRÊMIOS

Mário Marques, diretor da Escola Municipal Lawton e da Diretoria de Educação do Meio Rural da Secretaria de Educação da Prefeitura de Breves (PA), disse que havia uma ansiedade geral na unidade de ensino diante do empenho de todos para cumprir as tarefas e saber se seriam premiados.

“Criou-se um clima de mobilização em toda a escola, pois a JPA é uma iniciativa muito importante. O notebook vai ser muito útil, pois vai nos ajudar na gestão pedagógica e na emissão de documentos. Continuaremos empenhados para conseguir novas premiações”, diz.

Josiane Menezes, diretora do Centro Educacional Prof. Jolenas Nascimento, afirmou que o prêmio veio em boa hora, uma vez que a sala da coordenação da unidade estava sem computador. “Não esperávamos receber a premiação, mas trabalhamos com a certeza de que merecíamos”, afirma.

“Mais uma vez, participar da Jornada Para o Amanhã foi uma boa oportunidade de aproximação entre a família e a escola, principalmente depois da pandemia”, completa.

A caixa de som recebida pela Escola José de Matos também veio em um momento importante, uma vez que a unidade, de acordo com a diretora Crislane Pereira, estava precisando do equipamento para a rotina das atividades com os estudantes.

“Vai ser muito útil”, frisou. “Estávamos um pouco em dúvida se seríamos premiados. O entusiasmo dos alunos e dos professores me fez ficar esperançosa de que poderíamos ganhar um prêmio e, graças a Deus, deu certo”, comemora.

O sentimento é igual na Escola Manoel Sena. O diretor da unidade, Dionleno Demes, diz que a caixa de som vai suprir a demanda da escola por equipamentos de mídia. “Aliamos expectativa positiva com o foco na realização das atividades propostas e o prêmio veio”, celebra.

“Estamos com fortes expectativas e trabalhando à risca nas atividades propostas, pois queremos vencer nas demais etapas e, principalmente, conquistar a premiação final”, completa o diretor.

PREMIAÇÃO

Ao final da Jornada Para o Amanhã, as três escolas que mais pontuarem nas tarefas das seis etapas serão premiadas. As vencedoras receberão prêmios equivalentes a R$ 10 mil (1º lugar), R$ 6 mil (2º) e R$ 4 mil (3º lugar). Elas subirão ao pódio em dezembro deste ano.

A Jornada Para o Amanhã é uma iniciativa envolve uma série de atividades (gincanas, desafios, feiras de profissões, competições e outras atividades lúdicas) com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento dos vínculos entre os principais atores da comunidade escolar: estudantes, professores, gestores e profissionais de apoio das unidades de ensino, pais e familiares.

Para os gestores das escolas premiadas nestas duas primeiras fases, esse propósito vem sendo cumprido à risca.

COMUNIDADE ESCOLAR

“A importância da Jornada Para o Amanhã está na maior interação que ocorre dentro da escola. A mobilização da comunidade escolar não é algo fácil, principalmente no meio rural, onde as dificuldades são maiores”, reconhece Mário Marques.

“As ações propostas pela Jornada para o Amanhã potencializam a participação da comunidade escolar, haja vista que esta presença traz a oportunidade de a escola mostrar sua rotina e as ações voltadas ao ensino e aprendizagem das crianças. Além disso, esta é uma estratégia que que motivou as escolas a exercerem, na prática, uma gestão compartilhada, com ações colaborativas entre todas as categorias da comunidade escolar”, acrescenta Dionleno Demes.

Crislane Pereira também faz coro aos colegas gestores. Segundo ela, além de proporcionar um incentivo à equipe da escola, a JPA aproxima a família dos estudantes. “A Jornada é importante para que os pais conheçam o trabalho desenvolvido pelos professores juntamente com os alunos, para levar até a casa deles um pouco da realidade escolar e para fazer com que esses pais sejam mais presentes na vida de seus filhos e na escola”, frisa.

Josiane acredita que esse entrosamento será ainda maior nas próximas etapas. “Até aqui, essa iniciativa foi excelente por nos proporcionar novas experiências e apresentar uma nova visão no que tange ao envolvimento de toda a comunidade escolar”, ressalta.

A segunda edição da Jornada Para o Amanhã tem 37 escolas inscritas (em 2022, foram 15) e impactará aproximadamente 11 mil alunos (no ano passado, foram três mil). Saiba mais aqui.