Os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia pela importância que ela tem para o futuro da humanidade. Mas é preciso que estes olhos enxerguem, também, as pessoas que vivem na floresta.

Afinal de contas, para preservar este ecossistema é imprescindível que as comunidades amazônicas tenham seus direitos respeitados e que possam participar de forma equitativa do desenvolvimento da região.

Apresentar o papel da Rede Mondó neste contexto foi um desafio que encaramos durante a I Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento foi realizado entre o fim de agosto e o início de setembro, em Belém (PA).

Com um estande montado no evento, mostramos ao público da conferência (formado, em maioria, por diretores de ESG de empresas multinacionais, ativistas brasileiros e de outros países, indígenas e acadêmicos) que, além da biodiversidade e do potencial econômico, a floresta também guarda histórias e sonhos; que apesar da abundante riqueza de recursos naturais, as comunidades ainda enfrentam desafios e carência na saúde, educação, infraestrutura básica (moradia, energia e água) e na geração de renda.

Foram muitas horas de trabalho do nosso time que, conversando com gente de todo o canto, mostrou como temos, a partir de Breves, no Arquipélago do Marajó, trabalhado para gerar soluções sociais inovadoras e colaborativas para o desenvolvimento de territórios vulneráveis da Amazônia através da comunidade escolar.

E a Rede Mondó faz isto por meio de projetos, ações e iniciativas divididas em quatro dimensões: educação, saúde, desenvolvimento econômico e infraestrutura (moradia, energia e água), sempre apoiados na sustentabilidade a longo prazo e com impacto multidimensional.

No vídeo acima, você pode conferir como foi a nossa participação na Conferência e depoimentos de muita gente bacana que passou por lá para saber um pouco mais do que temos feito!

Você pode conferir também uma playlist com todos os paineis do evento aqui.

Se gostar, compartilhe com mais alguém que você acha que deve conhecer a Rede Mondó. Ah, não deixe de comentar o que achou!