As parcerias são essenciais para quem trabalha com o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis. Por isso, ao trabalharem juntas, organizações da sociedade civil, podem alcançar resultados que seriam mais difíceis de serem alcançados individualmente.

A Rede Mondó se orgulha de ter, entre os seus parceiros, a Partners of the Americas, uma organização que une voluntários dos países da América Latina e dos Estados Unidos que atuam em projetos das áreas de Educação, Saúde, Cultura, Agricultura, entre outras.

Como parte dessa união, a Diretora Executiva da Rede Mondó, Carolina Maciel, integrou uma comitiva de brasileiros que percorreu países da América Central e do Sul durante três semanas, entre 20 de setembro e 4 de outubro.

Durante o período, Carol mostrou como a atuação em rede tem criado soluções sociais inovadoras para o desenvolvimento e preservação da Amazônia por meio da comunidade escolar. 

A Rede Mondó é um dos cases brasileiros de desenvolvimento territorial por meio da Educação apoiados pela Partners of The Americas.

GUATEMALA E EUA

A viagem começou na Guatemala, onde Carol participou da conferência “What Works”. O evento reuniu organizações da sociedade civil de todo o mundo para compartilhar experiências e as melhores práticas na execução de projetos e programas que geram impacto duradouro nas comunidades.

Em seguida, a comitiva viajou para os Estados Unidos, onde visitou o escritório central da Partners em Washington (D.C.). Junto com a presidência da organização no Brasil, a diretora da Rede Mondó conversou com os diretores de programas e voluntariado.

Em uma das reuniões, ficou definida uma estratégia para o desenho de parcerias e ações no Brasil e na PanAmazônia (região que envolve os países com floresta amazônica em seu território: Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas e o Suriname, além do Brasil).

Ainda nos EUA, mas em Pittsburgh, a comitiva brasileira visitou a Universidade de Pittsburgh. Lá, a Partners mantém em funcionamento um Centro de Estudos Internacionais — que possui um núcleo de estudos especificamente para a Amazônia. Durante a visita, foi possível conversar sobre novas parcerias e ficou combinada, ainda, uma visita a Breves no próximo ano.

COLÔMBIA

A última parte da viagem foi dedicada a conhecer os programas desenvolvidos, gerenciados e apoiados pela Partners of the Americas na Colômbia. Lá está o escritório da organização que mais gerencia projetos na América do Sul, com financiamento dos EUA.

Entre os projetos visitados por Carol junto com a comitiva estão o C4D, que atua com o fortalecimento econômico através da cultura do cacau e culturas complementares; o Palma Futuro, que promove o desenvolvimento sustentável da palma de óleo e o Farm to Farm, que conecta agricultores de diferentes países para compartilhar conhecimentos e práticas.

Também houve uma visita à unidade de transformação social “Calida”, sediada em Cali, que trabalha para o fortalecimento da comunidade escolar ao integrar Educação, Saúde e Assistência Social com ações dentro do ambiente educacional.

O grupo ainda acompanhou uma aula do projeto “Juntos Aprendemos”, que utiliza uma metodologia de formação cidadã para contribuir com a aprendizagem e a defasagem escolar.

Carol esteve, ainda, na Fundação Gavajal e na ONG CEDECO, o capítulo de voluntariado local da Partners of the Americas, onde foi possível conversar com atores sociais do ecossistema de Cali.

PARCERIA

Para a Diretora Executiva da Rede Mondó, a viagem foi uma excelente oportunidade para conhecer pessoas e organizações que estão trabalhando para construir um futuro melhor para as comunidades vulneráveis da América Latina.

“Foi significativo, também, para trazer o olhar de fora para as pessoas que vivem na Floresta Amazônica e mostrar como estamos conectando, capacitando e incentivando o voluntariado na região”, informou.

A parceria com a Partners of the Americas, segundo Carol, permitirá que ambas as organizações cooperem com ações na amazônia e expandam as parcerias nos países vizinhos. “Estamos empenhados em trabalhar juntos para que os projetos e ações focados no desenvolvimento social e econômico da Amazônia ganhem o mundo e tragam mais oportunidades para o voluntariado na região”, celebrou.

Já Tibério Monteiro, presidente do braço brasileiro da Partners of the Americas, exaltou a parceria entre as duas organizações. Para ele, a viagem foi frutífera por permitir o intercâmbio de informações e práticas entre ambas, sobretudo ao possibilitar a apresentação da Rede Mondó em um evento internacional de melhores práticas da Rede Partners.

“A Partners considera que a Rede Mondó é uma parceira estratégica para implementação de ações na região amazônica. Da nossa parte, estamos empenhados em cooperar com o processo de internacionalização e articulação de parcerias internacionais no continente americano”, frisou.