O processo de implantação do Sistema de Gestão Integrada (SGI) nas escolas de Breves (PA) está na 17ª jornada de capacitação, de um total de 20 previstas. Este é um trabalho que começou em 2021, e é uma das principais ações de grande impacto na comunidade escolar desenvolvidas no território.

O SGI é uma metodologia desenvolvida pela Fundação Pitágoras, parceira da Rede, que tem por objetivo melhorar a gestão das escolas públicas. Em Breves, o projeto-piloto envolve 30 escolas e 70 servidores.

A ideia principal é que, após a conclusão das 20 jornadas de capacitação, todos os participantes, independentemente de suas funções, atuem como multiplicadores das práticas aprendidas. O SGI deve ser implementado nas demais unidades escolares, abrangendo a rede de ensino municipal completa, incluindo as escolas ribeirinhas.

Nesta etapa, a equipe da Rede Mondó esteve, entre os dias 16 e 19 de outubro, nas escolas Ivo Mainard (meio rural); Rosilda Ferreira e Maria Rafols (ambas do meio urbano).

As visitas às escolas participantes do programa visam uma troca de experiências e conhecimento. Em cada etapa da jornada, as atividades são realizadas em dois turnos, para que os profissionais possam ter um dia inteiro de imersão na área educacional, gestão e organização pedagógica da escola.

DINÂMICA ESCOLAR

De acordo com o Prof. Dr. Reili Amon-Rá, coordenador do Núcleo de Educação da Rede Mondó, a implantação do SGI permitirá o desenvolvimento de uma nova dinâmica de produção escolar. “Com essa capacitação, as escolas passam a contar com profissionais que podem transformar a sua realidade, aprendendo a obter resultados a partir de ações e projetos mais integrados”, explica.

Em cada etapa das jornadas, os professores são estimulados e capacitados a utilizarem ferramentas e tecnologia educacionais digitais, com o intuito de diversificar e ampliar o processo de ensino e aprendizagem.

Assim, eles tendem a estimular os alunos a experimentarem uma nova forma de contato com o conhecimento e de relação com a comunidade escolar e a sociedade.

Os resultados já têm sido percebidos: o Prof. Reili indica que além da promoção da inovação, já é perceptível, entre os participantes do projeto-piloto, um estímulo à criatividade e à inovação na sala de aula.

“O objetivo é encorajar os professores a experimentarem novas abordagens e estratégias educacionais. Em um futuro breve, esperamos que o SGI provoque uma transformação educacional do município”, explica.

“De fato, acreditamos que o sistema contribuirá significativamente para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da comunidade”, afirma o Prof. Reili. “Isso virá através de uma educação de qualidade, aprimoramento da infraestrutura escolar e a integração da comunidade com o ambiente escolar”, completa.

DEMANDA DA COMUNIDADE

A implantação do SGI nas escolas foi uma medida adotada para atender a uma solicitação da própria comunidade. Durante o diagnóstico que a Rede Mondó fez quando chegou em Breves, a gestão das unidades de ensino foi um dos pontos de atenção mais indicados pela população.

A rede municipal de ensino de Breves é composta, atualmente, por 247 unidades, com a maioria delas em comunidades ribeirinhas e apenas 33 com equipe técnica completa. A falta de integração era um problema crônico.

A finalidade do Sistema de Gestão Integrada (SGI) é unir a Secretaria Municipal de Educação às instituições escolares. Isso é feito através do alinhamento do planejamento estratégico, processos de trabalho e metas. Assim, busca-se aprimorar os indicadores de qualidade do setor educacional. Além disso, este sistema envolve técnicos, docentes, alunos e seus familiares nos avanços esperados para o aprendizado.

Melhorar a gestão das escolas é o que vai preparar o terreno para as outras ações previstas no planejamento estratégico da Rede Mondó, segundo Carolina Maciel, Diretora Executiva do programa.

“Levar o SGI para a rede municipal de Educação de Breves é fazer a “terraplanagem” da construção desse ambiente de transformação que a escola deve ser. Para isso, é essencial que a escola seja fortalecida, que a gestão seja integrada e os gestores, professores e técnicos alcancem a eficiência”, justifica.

Ela acredita que é essencial a sistematização de processos e informações nas unidades para a otimização da utilização dos escassos recursos recebidos por cidades como Breves, localizada a mais de 200 quilômetros da capital paraense. Este é um desafio histórico que essas comunidades têm enfrentado.

“A realidade é ver pessoas que acabam fazendo muito com pouco. Apresentar as ferramentas do SGI vai auxiliá-los a fazer ainda mais, de maneira melhor, com o pouco que possuem. É nisso que está a maior riqueza do Marajó: nas pessoas e nas soluções que elas encontram para resolver os problemas”, afirma Carolina.

TRANSFORMAÇÃO DA ROTINA

De acordo com Claudia Fonseca, facilitadora da Fundação Pitágoras em Breves, o processo de implantação do SGI mexe em toda a rotina das escolas, mudando algumas práticas, otimizando outras e estabelecendo foco.

“Todo mundo trabalhava muito, naquele nível de “matar um leão por dia”. Mas nós notamos, principalmente, que era preciso instituir rotinas como o compartilhamento de práticas, o desenvolvimento de instrumentos para aferir a aprendizagem dos alunos, a uniformização de todos esses processos e, sobretudo, estabelecer algumas mudanças”, explica.

“Estamos mostrando para eles que é preciso fazer esse movimento para termos uma verdadeira evolução e, assim, melhorar o desempenho dos estudantes”, frisa Claudia.

Exemplo disso é que, hoje, as escolas de Breves possuem um painel de dados com diretrizes e metas que consideram o desempenho dos estudantes, apontam as fases onde os professores exercem mais influência no aprendizado e quando o protagonismo deve ser assumido pelo estudante.

“Ao sistematizar processos, o SGI leva para as escolas critérios de excelência, valores fundamentais e instrumentos de avaliação de qualidade que se respalda em investimentos na formação e no reconhecimento de boas práticas”, acrescenta a representante da Fundação Pitágoras.

Dentro desse movimento de fortalecer a gestão das escolas para melhorar os índices de aprendizagem, Claudia esclarece que o objetivo é alinhar todos os sistemas envolvidos na educação (desde a secretaria, passando pelos diretores das escolas e professores chegando até a família) de forma harmônica, fazendo com que um apoie o outro.

“Não existe nenhuma instituição de sucesso, pública ou privada, que não trabalhe dessa maneira. Mas o detalhe mais importante que o SGI tem é colocar, dentro desses sistemas, pessoas mais felizes, de ponta a ponta”, frisa.

Créditos
Texto: Diógenes Santos
Fotos: Arquivo Pessoal