Mais de seis mil doses de vacinas foram entregues à população de Breves, município do Arquipélago do Marajó (PA), com o objetivo de reforçar a imunização de pessoas dos grupos com maior risco de desenvolver complicações decorrentes de Influenza.

A doação foi resultado de uma parceria entre Rede Mondó e Instituto Fome de Tudo. Juntas, as organizações realizaram a união entre setor privado e o setor público, com a Dasa e a Secretaria Municipal de Saúde. Parte das vacinas foi aplicada em um mutirão realizado em dezembro passado com os estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado Hallef Pinheiro Vasconcelos (CAEE).

A unidade de ensino é a única de Breves com foco em crianças com deficiência. Familiares dos estudantes e servidores também foram imunizados.

“A saúde é um ponto central para o nosso trabalho e para o atendimento aos nossos alunos, pois manter a imunização deles em dia assegura que a frequência nas aulas será mantida”, celebra Maiara Otone, coordenadora do Centro.

As demais doses foram distribuídas para as famílias inseridas no Programa de Combate à Pobreza Extrema executado no município pela Rede Mondó, além da população ribeirinha e das unidades de saúde mais distantes da região central do município.

“Doações como essa são imprescindíveis para expandir a disponibilidade, ampliar o público atendido e distribuir as vacinas para localidades específicas onde, normalmente, o acesso é mais difícil. Temos, assim, uma excelente oportunidade de oferecer à população uma maneira de se proteger e salvar a própria vida”, comemora Luan Cardoso, diretor de Vigilância e Saúde e coordenador de Imunização do Município de Breves.

AÇÃO INÉDITA

Esta foi a primeira ação do Instituto Fome de Tudo no Pará, que escolheu a Rede Mondó para uma parceira oficial no Estado. Toda a ação foi realizada de forma gratuita para a população.

Os imunizantes foram doados pela Dasa, através da parceria que possuem com o Instituto Fome de Tudo, sendo cinco mil doses da vacina contra gripe padrão e 1.260 do tipo alta dose contra gripe.

O Fome de Tudo desenvolve ações nas áreas de Educação, Empreendedorismo Social, Tecnologia e Inovação, Infraestrutura e Saúde e é parceiro da WFP, a maior agência humanitária das Nações Unidas, World Food Programme – WFP, ganhadora do Nobel da Paz de 2020.

“Nossa parceria com a Dasa envolve oferecer acesso a essas vacinas de forma gratuita para populações vulneráveis. Já conhecíamos o trabalho da Rede Mondó com as comunidades amazônicas e isto casou perfeitamente com nosso propósito de assistir populações que, geográfica e economicamente, não estão em prioridade de acesso”, explica Úrsula Corona, fundadora da organização.

A chegada das doses de vacina ao município marajoara foi possível também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que executou toda a operação de logística entre Belém e Breves. A operação foi complexa porque o meio de transporte mais comum para cruzar os 221 quilômetros que separam as duas cidades é fluvial. As viagens de barco podem durar até 14 horas.

“Esse é um tipo de ação que a gente classifica como “quase impossível”, pois apesar de, muitas vezes, existir uma demanda para doações, a operacionalização exige muita dedicação e empenho. A parceria entre todos os envolvidos foi essencial para executar tudo de forma segura e eficaz”, comemora Úrsula.

COMBATE À POBREZA

O mutirão das organizações foi articulado após os integrantes da Rede Mondó, que tem a Saúde como uma das quatro dimensões de atuação em Breves, perceberem um aumento nos casos de influenza dentro da comunidade. De acordo com Glinda Farias, líder do Núcleo de Integração da Rede Mondó, o objetivo foi tentar impedir o avanço das contaminações.

“A Rede Mondó entende que a pobreza é multidimensional, ou seja, ela vai além da falta de acesso à renda se caracterizando, também, pela dificuldade de acesso à Saúde. Por esta razão, direcionamos essas doses para pessoas que estão nas camadas mais vulneráveis porque elas têm mais dificuldade de acesso à vacina e a outros serviços de saúde”, enfatiza Glinda.

Para Julia Jungmann, diretora de Relações Institucionais da Rede Mondó, esse mutirão de parceiros reforça o trabalho em rede como um dos princípios da entidade. “Construir as soluções que desejamos para vencer os desafios que as comunidades vulneráveis da Amazônia enfrentam, diariamente, implicam em uma soma de esforços de todos os que desejam uma transformação social na vida dessas pessoas. Estamos felizes com essa parceria que, certamente, terá muitos frutos e é a primeira de muitas”, frisa.

“A Rede Mondó tem um trabalho que admiro demais, pois é sério, eficaz e com propósito. A parceria com o Fome de Tudo tem como principal objetivo plantar soluções eficazes no nosso país que é tão extenso e desafiador. Por isso, contamos com todos que queiram se aproximar e juntos fazermos muito mais em todas as regiões do Brasil”, completa Úrsula.