Graças à parceria entre a Rede Mondó e a Secretaria Municipal de Educação de Breves, a terceira edição da Jornada para o Amanhã (JPA) tem tudo para, mais uma vez, superar as edições anteriores. Isto porque a partir deste ano, a gincana passa, oficialmente, a fazer parte do Calendário Escolar Municipal.

Espera-se que em 2024 mais um recorde no número de pessoas impactadas direta (estudantes) e indiretamente (considerando professores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e as famílias) seja atingido.

Em 2022, quando foi lançada, a JPA contou com a participação de 15 escolas públicas do município e impactou diretamente mais de três mil pessoas. Já no ano passado, os números subiram de forma exponencial: 37 unidades de ensino inscritas (tanto do meio urbano quanto do rural), quase nove mil pessoas impactadas direta e cerca de 12 mil indiretamente.

O tema desta terceira edição é “Educação, Sustentabilidade e Protagonismo”. Assim como na edição passada, as provas foram divididas em seis etapas que serão executadas ao longo de todo o ano escolar.

Mas a Rede Mondó trouxe novidades importantes para deixar a JPA ainda mais emocionante, divertida e, sobretudo, trazer ainda mais aprendizado aos participantes. Todas elas foram anunciadas durante o lançamento da “Jornada para o Amanhã – 3ª Edição” na última quinta, 28. Confira no vídeo abaixo como foi a solenidade!

Veja como foi a solenidade de lançamento da terceira edição da JPA!

BASES CURRICULARES

A primeira delas é que toda a metodologia desenvolvida para as atividades da Jornada considera as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é promover um vínculo maior entre os objetivos do Município e da escola com os objetivos do Ministério da Educação (MEC) e os sistemas de avaliação.

Além da divisão em meio urbano e rural, as escolas serão divididas nas Modalidade I: Educação Infantil e Fundamental I e Modalidade II: Ensino Fundamental II e Ensino Médio. As unidades de ensino poderão se inscrever em uma ou nas duas para disputar as provas ao longo da gincana.

Diante disso, a premiação foi incrementada: haverá o 1º lugar geral, cuja escola vencedora receberá R$ 10 mil e o 2º lugar dividido em Modalidade I e Modalidade II, na qual cada escola receberá R$ 5 mil. Para cada modalidade, serão premiadas tanto as escolas do meio urbano, quanto as do meio rural. Ou seja, no total, serão cinco escolas premiadas.

Haverá, ainda, a entrega do prêmio “Embaixador (a) da Jornada para o Amanhã” à pessoa coordenadora pedagógica ou docente responsável pela escola vencedora do 1º lugar geral. As unidades de ensino que contarem com a mais contínua participação das famílias nos plantões pedagógicos receberão o “Selo de Reconhecimento da Família na Escola”.

COMUNIDADE ESCOLAR

Reili Amon-Rá, líder do Núcleo de Educação da Rede Mondó, celebra a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para trazer ainda mais estudantes para a JPA. “Nós acreditamos que assim é possível promover um ensino dinâmico e com qualidade, para que todos possam aprender brincando e participar ativamente das atividades”, diz.

“A JPA é uma atividade que tenta abarcar a maior totalidade de estudantes de Breves. Este é um evento maravilhoso que promovemos para desenvolver ações que envolvem as atividades dos alunos, a didática, a aprendizagem e, além disso, ações que possam trazer os atores, a comunidade escolar dentro da escola”, completa Reili.

Lucyjane Bezerra, Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Breves, também destaca a importância da mobilização provocada pela Jornada para o engajamento da comunidade escolar. “O mais importante de tudo isso não é, simplesmente, cumprir as tarefas: é o conhecimento que elas trazem para os alunos, no sentido de trabalhar com os aspectos social e humano da vida de cada um, favorecendo o autoconhecimento e identificando o potencial da comunidade estudantil”, afirmou.

“A parceria com a Rede Mondó e o incentivo trazido pelas atividades da JPA contribuem, sim, para que os alunos se percebam como sujeitos históricos de um processo educacional que trará transformação para as suas vidas”, frisa Lucyjane.

Confira o vídeo de anúncio da JPA

Carolina Maciel, Diretora Executiva da Rede Mondó, ressalta o quanto a Jornada tem sido importante para que toda a comunidade de Breves compreenda a escola como uma referência local. “Isso tem sido possível porque nós trabalhamos para que a JPA seja uma oportunidade de fortalecimento de vínculos entre todos os atores que compõem a comunidade escolar”.

“Com a inclusão da Jornada no calendário escolar, tempos uma oportunidade única para envolver ainda mais estudantes, professores, gestores e familiares nesse propósito de ter a escola como um ambiente de transformação da vida de cada um deles”, reforça.

As inscrições para a terceira edição da “Jornada para o Amanhã” já começaram. Acesse o formulário, confira as regras detalhadamente no edital e informações complementares aqui.