A Rede Mondó lançou em abril uma importante iniciativa voltada à promoção da educação financeira para 350 famílias incluídas no Programa de Combate à Pobreza Extrema Rede+, executado em parceria com a Vale: é o Rede+Renda.

Desenvolvido no âmbito do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Rede Mondó, o Rede+Renda está realizando atividades de capacitação em Letramento Financeiro, Empreendedorismo e Empregabilidade.

Essas são áreas tidas como cruciais para proporcionar estabilidade e progresso aos beneficiários, contribuindo diretamente para que eles possam melhorar as condições em que vivem. Entre os pilares dessa capacitação está o estímulo ao desenvolvimento de habilidades como gestão das contas e de dívidas, planejamento financeiro, orçamento, economia e investimentos.

Os trabalhos estão sob coordenação do professor Reili Amon-Há, líder dos núcleos de Educação e Desenvolvimento Econômico da Rede Mondó. Ele explica que toda a formação foi pensada para que as famílias compreendam melhor a relação que possuem com o dinheiro e como, estipulando metas a curto, médio e longo prazo, elas poderão tomar decisões responsáveis com as finanças.

O material didático das aulas e o treinamento dos multiplicadores está sendo executado pelo time da Rede Mondó em parceria com a ONG Meu Propósito, cuja atuação é voltada à promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural sustentáveis, difundidos por meio do fomento à educação financeira. A organização é sediada em Recife (PE) e, nesta iniciativa, está sendo representada pelo presidente, Rhoger Marinho.

“A capacidade de gerenciar eficazmente os recursos financeiros disponíveis não apenas promove uma melhor qualidade de vida no presente, mas também estabelece as bases para um futuro mais estável e próspero”, explica Reili.

Ainda segundo o coordenador do Rede+Renda, a iniciativa possibilita a construção de um conhecimento financeiro sólido e estimula os participantes a empreender ou conquistar um lugar no mercado de trabalho. “Estamos pavimentando o caminho para um futuro mais brilhante e promissor para todos os envolvidos, estabelecendo, em um futuro próximo, comunidades mais prósperas e autossuficientes”, reitera.

SOBRE O REDE+

Rede+ é o nome atribuído ao programa resultante da parceria entre a Rede Mondó e a Vale, dentro da meta estabelecida pela companhia de apoiar iniciativas que contribuam para retirar 500 mil pessoas da pobreza extrema até 2030.

A Rede Mondó foi uma das primeiras organizações escolhidas pela empresa para firmar o convênio, sendo a única no Marajó. Há outras iniciativas também apoiadas no Pará, Maranhão, Amazonas e Rio de Janeiro.

O projeto da Vale considera uma abordagem voltada para o Acompanhamento Familiar Multidimensional (AFM), a partir de cinco dimensões: Educação, Renda, Saúde, Nutrição e Infraestrutura.

O foco, portanto, é nas famílias, no acompanhamento e no encaminhamento para as políticas públicas e para os programas sociais existentes em cada localidade, verificando os impactos no cotidiano e na situação de vulnerabilidade encontrada, reconhecendo as diferentes incidências das privações nos contextos urbano, rural e florestal.

Em Breves (PA), cidade-piloto da Rede Mondó, 350 famílias estão inseridas no Rede+.